O Giramundo é uma usina de pesquisa e criação. Sua estrutura envolve atividades de teatro, museu e escola; forma marionetistas, realiza novas produções, armazena e distribui conhecimento. Desde que foi criado em 1970, o grupo criou 33 peças de teatro, centenas de bonecos, enveredou pelos campos da animação stopmotion, do cinema e dos programas para TV. Se apresentou em diversos países e em todos os estados brasileiros.

Esta produção é responsável pelo acervo do grupo, que ultrapassa mil bonecos, além de proporcionar uma experiência sobre o boneco em suas variadas formas.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Arte Gráfica_1

O Giramundo sempre primou pela arte gráfica. Os fundadores do grupo, artistas plásticos experientes, sabiam que o alcance de um espetáculo se potencializa auxiliado por peças gráficas eficientes.

Cartazes, programas, lambe-lambe, ingressos, planfletos, sempre tiveram destaque na produção do Giramundo. Nunca foram tratados como meros auxiliares de um projeto maior, que é o espetáculo. Ao contrário, no Giramundo a arte gráfica se integra com o espetáculo, mantendo obrigatoriamente afinidades com ele. Tanto é que hoje o grupo conta com setor específico de arte gráfica.

Abaixo, algumas peças interessantes, realizadas ao longo da história do Giramundo.



Cartaz de Aventuras no Reino Negro (1972)





Cartaz de Cobra Norato (1979)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Carnaval dos Animais em São Paulo



O espetáculo Carnaval dos Animais, um dos grandes sucessos do Giramundo, retorna a São Paulo em seis apresentações, entre os dias 05 e 07 de dezembro. Confira:

Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112 – 3º andar – Centro, São Paulo)
05 a 07 de dezembro de 2008 – sexta, sábado e domingo, às 11h e às 15h30

Ingressos: R$ 6,00 – meia-entrada a R$ 3,00 para estudantes e maiores de 60 anos

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Estréia Ramom e Maraó



1 Projeção de Ramom e Maraó



2 Ramom e coro ao fundo





3 Novos amigos manipuladores


Estreiamos Ramom e Maraó dia 6/11, para escolas, e dia 7/11, para convidados, no belíssimo teatro do SESC Vila Mariana em São Paulo.
Giramundo e Palavra Cantada juntos!
Depois de vários encontros, reuniões, croquis e ensaios, eu estava ali.
Vendo um sonho se concretizando...
Música maravilhosa e nossos bonecos!
Não deu outra, lágrimas.
Lágrimas de alegria e satisfação.
Espetáculo belíssimo e grandes amizades feitas.
Vida longa a Ramom, Maraó, Palavra Cantada e Giramundo!!!!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mercado Cultural Santa Tereza

O Mercado Cultural Santa Tereza é um projeto para transformar o antigo Mercado Santa Tereza em um centro cultural, que tem por objetivo estimular à inovação, pesquisa e difusão das artes cênicas. Dentre elas, destacam-se o circo, o teatro e o teatro de bonecos, propondo um diálogo com outras áreas artísticas como a música, a dança, as artes visuais, as artes plásticas, passando pelo artesanato e as novas tecnologias.

Ao transformar e revitalizar um conjunto arquitetônico da tradicional região de Belo Horizonte, o espaço torna-se um pólo multiplicador da diversidade cultural e potencial centro turístico. Além disso, a manutenção de um complexo grandioso como o proposto, abre espaço para a geração de novos empregos e, certamente, contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade e região.

Dessa forma, o Mercado Cultural Santa Tereza tem como objetivo tornar-se um espaço de convivência e trocas culturais, estimulando a pesquisa e memória da cultura e realizando espetáculos, mostras, exposições, conferências, cursos, oficinas, debates e feiras, sempre com participação ativa da comunidade, visando à democratização do acesso à cultura e a formação de novos profissionais da área.

Saiba mais sobre o projeto no blog oficial.














segunda-feira, 3 de novembro de 2008

A Redenção pelo Sonho

Alinhar ao centro
Álvaro Apocalypse e os bonecos de A Redenção pelo Sonho
foto: Paulo Gil


Dez anos após a estréia deste espetáculo, uma "pocket opera" escrita e regida pelo maestro Tim Rescala, eis que ele vai voltar à cena.

A idéia da remontagem partiu do próprio Tim, que, em seu blog, diz que pretendeu homenagear Álvaro Apocalypse. Além de ter criado os bonecos, Álvaro foi o diretor do espetáculo à época.

Confira na agenda do site do Giramundo maiores detalhes sobre esta reestréia, que acontece primeiro no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, e depois no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio.