O Giramundo é uma usina de pesquisa e criação. Sua estrutura envolve atividades de teatro, museu e escola; forma marionetistas, realiza novas produções, armazena e distribui conhecimento. Desde que foi criado em 1970, o grupo criou 33 peças de teatro, centenas de bonecos, enveredou pelos campos da animação stopmotion, do cinema e dos programas para TV. Se apresentou em diversos países e em todos os estados brasileiros.

Esta produção é responsável pelo acervo do grupo, que ultrapassa mil bonecos, além de proporcionar uma experiência sobre o boneco em suas variadas formas.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Mercado Cultural Santa Tereza

O Mercado Cultural Santa Tereza é um projeto para transformar o antigo Mercado Santa Tereza em um centro cultural, que tem por objetivo estimular à inovação, pesquisa e difusão das artes cênicas. Dentre elas, destacam-se o circo, o teatro e o teatro de bonecos, propondo um diálogo com outras áreas artísticas como a música, a dança, as artes visuais, as artes plásticas, passando pelo artesanato e as novas tecnologias.

Ao transformar e revitalizar um conjunto arquitetônico da tradicional região de Belo Horizonte, o espaço torna-se um pólo multiplicador da diversidade cultural e potencial centro turístico. Além disso, a manutenção de um complexo grandioso como o proposto, abre espaço para a geração de novos empregos e, certamente, contribui para o desenvolvimento sustentável da comunidade e região.

Dessa forma, o Mercado Cultural Santa Tereza tem como objetivo tornar-se um espaço de convivência e trocas culturais, estimulando a pesquisa e memória da cultura e realizando espetáculos, mostras, exposições, conferências, cursos, oficinas, debates e feiras, sempre com participação ativa da comunidade, visando à democratização do acesso à cultura e a formação de novos profissionais da área.

Saiba mais sobre o projeto no blog oficial.














Nenhum comentário: