O Giramundo é uma usina de pesquisa e criação. Sua estrutura envolve atividades de teatro, museu e escola; forma marionetistas, realiza novas produções, armazena e distribui conhecimento. Desde que foi criado em 1970, o grupo criou 33 peças de teatro, centenas de bonecos, enveredou pelos campos da animação stopmotion, do cinema e dos programas para TV. Se apresentou em diversos países e em todos os estados brasileiros.

Esta produção é responsável pelo acervo do grupo, que ultrapassa mil bonecos, além de proporcionar uma experiência sobre o boneco em suas variadas formas.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cobra Norato em setembro no Museu



foto de Pedro Motta



Cobra Norato, uma das principais montagens do Giramundo, completa, em 2009, 30 anos de sua estreia, no Festival de Inverno de Ouro Preto em 1979.

O espetáculo, baseado no poema modernista de Raul Bopp, já foi apresentado na França, nos EUA, na Inglaterra e em praticamente todos os Estados do Brasil. Venceu os principais prêmios do teatro brasileiro e colocou o teatro de bonecos brasileiro pela primeira vez em evidência no cenário artístico nacional e internacional.

Agora, o Giramundo se prepara para encenar Cobra Norato no Museu Giramundo. A temporada já tem data de estreia: 16 de setembro de 2009.

Além de comemorar a data, a reapresentação de Cobra Norato coincide com a escolha do livro de Raul Bopp como uma das obras para o vestibular da UFMG 2010.

Um comentário:

Cantos de Congo disse...

Olá, já fiz oficina com o Giramundo aqui em Itabira, na semana do Drummond, aprendi muita coisa legal sobre o mundo dos bonecos e tenho um respeito imenso por essas figuras que transmitem toda a sensibilidade e suavidade de movimentos, levando a gente numa viagem aluscinante por esse mundo do imaginário. Gostaria de saber se já existe um calendário das apresentaçoes do Cobra Norato, valor de ingressos e se existe possibilidade de apresentação para alunos do ensino fundamental.
PS. Abraços pra Giuly e Gabi...